Enquete

Precisamos de sua ajuda para definir melhor nossa identidade

É só clicar no link e responder a uma questão

Leva só um minuto!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BIBLIOTECAS X GOOGLE

Busca de “referências bibliográficas científicas para construção de projetos, pesquisas e artigos” X “Google” é um assunto muito importante, que todo aluno de graduação e pós precisa saber.
Material bibliográfico científico seria todo aquele material que passou por um certo crivo da sociedade acadêmica. Os livros são um tipo de material que pode ser usado para seus trabalhos. Mas, se você está escrevendo um trabalho, provavelmente, sua necessidade é por livros de autores do tema de sua escolha, portanto, você não vai usar aqueles livros comerciais com Record de vendas que ficam na primeira prateleira quando você entra em uma livraria. O que eu quero dizer é que os livros que você vai usar, provavelmente, são livros técnicos de autores e pensadores que definem conceitos e discutem o seu assunto de pesquisa também apoiados cientificamente em outros pensadores.
Outro material importantíssimo são os artigos científicos. Os artigos científicos, para serem publicados em uma revista, passam por avaliação de vários pareceristas, estes pareceristas são especialistas na área. Ou seja, somente materiais confiáveis são publicados em revistas científicas.
Além disso, os TCC de graduação, de pós e os Mestrados e Doutorados, também podem ser usados, já que foram produzidos tendo um acompanhamento de um professor-orientador, que se certificou, juntamente com o aluno, de usar apenas material confiável.
Definido o material, podemos falar sobre como buscar. O Google é uma excelente ferramenta para encontrar materiais dentro de um tema qualquer. A questão é que o Google não filtra para você os materiais acadêmicos que você pode usar. Ao pesquisar um termo qualquer, uma grande lista se apresentará e você terá de separar o joio do trigo, um por um.
É muito mais prático você acessar as bases de dados que já te levam para o material que precisa. Se você, por exemplo, entrar na página eletrônica de uma revista científica, lá você também encontrará uma área de busca para digitar o termo que precisa. Então, ao clicar em buscar ou pesquisar, a revista vai lhe trazer uma lista de todos os artigos nela publicados dentro do seu tema de interesse. Ou seja, o joio já está separado do trigo. Agora, o que você precisa fazer é apenas selecionar os artigos que mais lhe são importantes para o tema específico que está trabalhando.
Abaixo um exemplo, a página de busca da Revista Saúde Pública, onde é possível verificar os espaços para adicionar os termos de pesquisa:




O mesmo acontece quando você usa bases de dados que levantam artigos de várias revistas científicas de uma só vez. É o caso do SciELO, que você já deve ter ouvido falar. O SciELO irá apresentar uma barra em branco, igual ao Google e igual às revistas científicas, onde você insere seu termo e pesquisa o assunto. Ele vai te trazer uma lista de artigos de diferentes revista científicas para que você selecione o que precisa.
Ao acessar este link, você será direcionado à página da figura abaixo:


Bases de dados de bibliotecas também funcionam assim. Você pesquisa com termos e encontra livros, dissertações e teses.
O link do DEDALUS, Banco de Dados Bibliográficos da USP é: http://dedalus.usp.br/F?RN=59152333
Neste link você pesquisa e encontra livros e teses em todas as bibliotecas do sistema USP.
Abaixo a página de busca do DEDALUS:




Ao procurar nos lugares certos você já tem, de cara, um material seguro.

Então, de agora em diante, chega de usar o Google e de se arriscar usando textos de Blogs ou sites quaisquer como base dos seus trabalhos.

Para assistir ao vídeo sobre este assunto clique aqui!