Enquete

Precisamos de sua ajuda para definir melhor nossa identidade

É só clicar no link e responder a uma questão

Leva só um minuto!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Por que Pesquisar?

Por Roberta Andrea de Oliveira

Será que a pesquisa existe apenas para cumprir com as exigências burocráticas de uma universidade, a fim de simplesmente passarmos no processo seletivo? 
Será que é um jeito da universidade dificultar nossa vida e nos impedir de passar no mestrado?

Na realidade, deveríamos aprender a pesquisar desde a infância, já que estudar-aprender-pesquisar são coisas inseparáveis.
Para estudar e aprender algo fazemos pesquisa.
A diferença é que nem sempre dispomos nossa investigação em um arquivo word. 
Às vezes, na tentativa de encontrar uma resposta para uma hipótese nossa, seguimos mentalmente o processo da pesquisa: lançamos um problema e um objetivo a ser alcançado, ajustamos uma metodologia de levantamento de informações para encontrar os resultados, e por fim, chegamos a uma conclusão. É simples assim!

O que ocorre é que quando precisamos colocar isso no papel, simplesmente travamos!

Pesquisar não é só importante para aprender a estudar com qualidade. 
Mas, também porque as áreas de conhecimento não são acabadas, não estão concluídas! Vamos usar como exemplo a área da saúde: todos os dias surgem novas práticas, novas técnicas, novos produtos e novos conceitos.

Para propor algo novo, lançar um conceito atualizado ou inaugurar uma prática é preciso pesquisar para conhecer o que existia antes, testar o novo e apresentar os resultados da novidade.

Não importa se estamos falando de teoria ou de prática. As duas coisas se renovam. Não vale a pena se formar em uma área e apenas atuar como profissional nela. Seria muito bom que além de atuar como profissional você também se preocupasse em contribuir para melhorar a sua área de atuação, identificando problemas e possibilidades. 

Para isso, é preciso ter olhar de pesquisador.