Estamos lendo "A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção" de Antônio Suarez Abreu, livre-docente pela USP.
O autor, ao afirmar que somos vítimas de uma educação desestimulante, vítimas da constante contestação pública e vítimas da manipulação da mídia, acabamos por viver adiando ou perdendo nossos sonhos, o que nos torna infelizes.
Isso acontece com ricos ou pobres!
Ao, literalmente, corrermos atrás de uma solução para sermos felizes, vivenciamos a solidão e um clima diário de discussões e ressentimentos!
Será que você se sente assim agora?
Não basta ser inteligente e ter um currículo extenso para ser bem-sucedido.
"[...] o verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal [...]"
Quando entramos em contato com as pessoas, não estamos apenas gerenciando informações, mas estamos também gerenciando nossa relação e nossa capacidade de entender e comunicar tanto ideias, como emoções.
Uma das áreas a ser afetada pela qualidade da comunicação é a área do trabalho:
"O mundo está passando por uma mudança em relação ao emprego industrial e rural. No campo, para o futuro, a perspectiva é termos 2% da população interagindo com uma agricultura altamente mecanizada. Nas cidades, menos de 20% trabalharão nas indústrias robotizadas e informatizadas. O resto (mais de 80%) ficará na área de serviços. Ora, serviços implicam clientes e clientes implicam bom gerenciamento de relação. O trabalho do futuro dependerá, pois, do relacionamento."
Sendo assim, médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos professores, e tantos outros, não terão sucesso apenas porque passaram em primeiro lugar em um vestibular, mas sim, se forem capazes de se relacionar positivamente com seus clientes, de forma a construir vínculo e confiança.