Enquete

Precisamos de sua ajuda para definir melhor nossa identidade

É só clicar no link e responder a uma questão

Leva só um minuto!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Movimento 8 de Julho - Profissionalização do Cientista

Segundo a Fun Page do Movimento 8 de Julho no Facebook:

"Você sabia que no Brasil ainda NÃO existe a profissão cientista? 

A pesquisa científica é desenvolvida em sua grande maioria (90%) por jovens pesquisadores, especialmente mestrandos e doutorandos, que desenvolvem um TRABALHO sem serem reconhecidos como "trabalhadores". Não existem direitos nem deveres trabalhistas e, com isso, o primeiro emprego, com carteira assinada, só é possível para o "pesquisador", na grande maioria dos casos, quando ele é aprovado em um concurso público, como PROFESSOR, tendo que conciliar duas atividades; só então ele pode ter férias, 13º salário, etc. Embora existam exceções, esta é a realidade que a maioria dos pós-graduandos vive no Brasil atualmente e que os graduandos que pretender seguir a área acadêmica terão que enfrentar.

A neurocientista, Profa. Dra. Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, levantou essas questões no final do ano passado em seu blog e, desde então, deu início a uma movimentação que visa a regulamentação da profissão. Suas ideias sobre o panorama atual da ciência no Brasil, e a necessidade da regulamentação da profissão, foram apresentadas recentemente em uma palestra, disponibilizada no Youtube:





Este movimento visa apenas a divulgação e sensibilização de toda a sociedade para a questão, já que nem todos sabem desta realidade. Aos que tiverem interesse em apoiar o movimento, ou apenas saber mais detalhes, disponibilizo aqui o link do evento:https://www.facebook.com/events/508146505901268/513390448710207/?notif_t=like"